Por que não devemos deixar as crianças dormirem tarde durante a quarentena? - Cabeça de Criança
  • Por que não devemos deixar as crianças dormirem tarde durante a quarentena?

    Por que não devemos deixar as crianças dormirem tarde durante a quarentena?

    Por que não devemos deixar as crianças dormirem tarde durante a quarentena? Quando não dormem o suficiente, as crianças não conseguem lidar tão bem com as emoções, explica a terapeuta e assistente social Erin Leyba em um artigo publicado no site Psychology Today.

    Por que não devemos deixar as crianças dormirem tarde durante a quarentena?
    Imagem de Daniela Dimitrova por Pixabay

    LEIA MAIS:

    Em meio à rotina exaustiva entre o trabalho em casa e a educação dos filhos 24 horas por dia durante a pandemia do novo coronavírus, é difícil arrumar energia para colocar as crianças na cama cedo. No entanto, abrir uma exceção e deixar os filhos acordados até mais tarde pode ser prejudicial para as crianças, segundo Erin, que também é palestrante e escritora.

    A terapeuta cita em seu artigo um estudo recente do departamento de psicologia da Universidade do Texas (EUA), que mostrou que o sono noturno inadequado altera vários aspectos da saúde emocional das crianças, incluindo a maneira como elas experimentam, controlam e expressam suas emoções. A pesquisa observou que, quando confrontadas a algo positivo, as crianças não ficaram tão empolgadas nem pareciam muito felizes. Os pesquisadores enfatizaram que o sono ruim muitas vezes “transborda” para a vida social e emocional das crianças.

    Em tempos de pandemia, mais do que nunca as crianças precisam ser capazes de lidar com suas emoções. No entanto, muitas estão experimentando uma série de sentimentos negativos nesse período. Uma pesquisa da Save the Children constatou que, das 1.500 famílias pesquisadas, 52% das crianças disseram que se sentiam entediadas em casa, 49% estavam preocupadas com um ente querido sendo infectado pela covid-19, 34% sentiram medo, 27% sentiram-se ansiosas e 22% se sentiram infelizes.

    O estudo mostra que as crianças também estão sofrendo com as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, além de absorverem o estresse econômico e social de seus pais. “Ajudar as crianças a dormir o suficiente é uma das maneiras mais simples de melhorar a saúde emocional delas”, recomenda Erin Leyba.

  • Back to top