Podcast feito por e para crianças estreia dia 12 de outubro
  • Podcast feito por e para crianças estreia dia 12 de outubro

      Imagem de Nasser Mohammadi por Pixabay

    No Dia das Crianças (12 de outubro) estreia o podcast Radinho BdF, produzido e idealizado pelo Brasil de Fato como um programa infantil feito com a participação ativa dos ouvintes mirins. Com edição semanal de 30 minutos disponível nas plataformas Spotfy, Deezer, Itunes e Google Podcasts, o Radinho BdF abordará temas atuais em linguagem infantil, com conteúdos voltados especialmente para crianças, mães, pais e cuidadores.

    LEIA TAMBÉM:

    De acordo com a coordenadora e apresentadora do programa, Camila Salmazio, o Radinho tem o intuito de democratizar e garantir o espaço das infâncias no rádio, algo que deveria ser priorizado em larga escala nos meios de comunicação. “Ele também quer resgatar a cultura do ouvir, que considero importante na construção social. Acho que o rádio tem esse poder de despertar a imaginação, já que você pode pintar o que está ouvindo da cor que desejar. E para essa geração que é extremamente digital, faz todo sentido estarmos nas plataformas de podcasts”, explica.

    Brincadeiras, contação de histórias, auto-proteção, o mar, folclore, temas indígenas, a vida no campo, são alguns dos temas abordados nas reportagens do Radinho BdF, que são produzidas sob a perspectiva infantil e com depoimentos reais de crianças e cuidadores. “O que diferencia o Radinho de outras produções que já existiram é que a criança não é usada como um “enfeite” que diz coisas engraçadinhas ou fofas. Elas são ouvidas com respeito. Não temos a intenção de dar voz as crianças, porque elas já tem voz, só precisam ser mais ouvidas”, complementa Salmazio.

    O podcast surgiu a partir do Programa Radinho BdF, produzido pela equipe do Brasil de Fato, que teve início em março deste ano. “O programa se integra à nossa linha editorial e política do Brasil de Fato de entender a infância como protagonista também de uma sociedade mais justa e que defenda os interesses do povo brasileiro. E não como potencial consumidor, como é a lógica da mídia comercial”, finaliza Beatriz Pasqualino, da direção do Brasil de Fato.

    Com conteúdo semanal, a publicação do episódio será toda quarta-feira, até às 9h da manhã, no site do Brasil de Fato. Além disso, irá ao ar semanalmente nas emissoras: Rádio Brasil Atual 98,9 FM (Grande São Paulo), Rádio Brasil Atual 93,3 FM (Baixada Santista/SP), Rádio Imprensa (102,5 FM de São Paulo), Rádio Super 87,5 FM (Sorocaba/SP), Rádio Camponesa 96,7 FM (Itapeva/SP), Rádio Terra HD 95,3 FM (Terra Rica/PR), Rádio Brasil de Fato (online), Rádio Palermo (online) e Rádio Cantareira (online).

    Acesse os programas já produzidos aqui.

  • Back to top