Humanos começaram a usar mamadeira há 5 mil anos - Cabeça de Criança
  • Humanos começaram a usar mamadeira há 5 mil anos

    Se você pensa que a mamadeira é uma invenção relativamente moderna, está enganado. Uma pesquisa arqueológica revelou que a humanidade começou a inventar artefatos para alimentar os bebês há cinco mil anos.

    Arqueólogos encontraram “potes” dotados de bicos estreitos e decorados com imagens de animais em sepulturas de crianças de zero a seis anos na Bavária. Os mais antigos já encontrados datam do período Neolítico, entre 5 e 3 mil anos a.C.

    Já se especulava que esse tipo de artefato serviria para alimentar bebês, mas pesquisas anteriores não haviam comprovado essa teoria. Outros estudos especulavam também que esses objetos serviriam para alimentar pessoas doentes.

    Mas essa nova análise descobriu que esses pequenos potes realmente eram mamadeiras primitivas. Os autores analisaram os resíduos nos objetos e identificara ácidos graxos de origem animal, incluindo leite fresco.

    Duas das mamadeiras analisadas eram da Idade do Ferro, datadas de 800 a 450 a.C, e a outra era da Idade do Bronze, datada entre 1200 a 800 a.C. Uma delas continha leite de animais ruminantes (como cabras e vacas). O outro,  continha resíduos de leite de não-ruminantes – possivelmente de humanos ou porcos.

    As evidências apontam que os artefatos eram mesmo usados para dar leite aos bebês ou outros alimentos líquidos durante a fase de desmame da criança.

    A pesquisa foi publicada na revista científica “Nature“.

  • Back to top