Crianças podem fazer dieta? - Cabeça de Criança
  • Crianças podem fazer dieta?

    Crianças podem fazer dieta?
    Imagem Avitalchn por Pixabay

    Sobrepeso e obesidade são problemas cada vez mais comuns entre crianças. E eles levam os pais à uma questão: as crianças podem fazer dieta? Como contornar os quadros de sobrepeso nos pequenos? De acordo com reportagem do Brasil Escola, é ideal cuidar da saúde alimentar das crianças para que este aumento de peso não ocorra, mas, quando ocorre, é preciso tratar da questão para evitar complicações futuras.

    LEIA TAMBÉM:

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente estima-se que 41 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo. Isso diz muito sobre a alimentação dos pequenos, com muito fast food, gorduras, açúcares e sódio, e o sedentarismo.

    Diante disso, podemos inserir uma dieta na rotina das crianças para reverter este quadro? Antes de tudo, leve seu pequeno para uma consulta com seu pediatra, para que ele veja se o peso está de acordo com a idade e com o tamanho da criança. Em caso positivo para sobrepeso, procure um nutricionista para que ele elabore uma dieta com redução calórica, mas que forneça à criança todos os nutrientes que ela necessita para conseguir crescer de maneira saudável.

    Cortar alguns tipos de alimento podem ser prejudicial ao desenvolvimento da criança. Por isso é importante ter a orientação dos profissionais adequados. A questão é mais sobre inclusão de alimentos saudáveis, equilíbrio e moderação do que sobre a exclusão de certos tipos de alimentos. Além disso, é importante incentivar as atividades físicas das crianças.

    Dicas simples para evitar obesidade infantil
    • Não deixe a criança pular refeições.
    • Evite açúcar, refrigerantes, balas, salgados e guloseimas, principalmente nos primeiros anos de vida.
    • Ofereça diariamente frutas, verduras e legumes.
    • Estimule a prática de atividades físicas.
    • Respeite a saciedade da criança.
    • Seja exemplo.
  • Back to top