Brincar na areia é diversão garantida - Cabeça de Criança
  • Brincar na areia é diversão garantida

    Brincar na areia é diversão garantida

    Que tal aproveitar esses dias de calor em pleno inverno para levar seu filho a um parque para brincar com areia?

    Esse passatempo simples e acessível ajuda a desenvolver a coordenação motora e a trabalhar os sentidos. Faz a criança sentir diferentes texturas e explorar conceitos de profundidade, espaço, tamanho, formas e cheio e vazio.

     

    Veja tambem:

    Tênis de rodinha: pode usar ou é perigoso?

    Eis algumas atividades que você pode incentivar as crianças a fazer: colocar e retirar a areia de potes e baldes; cavar; empilhar e fazer montinhos; molhar a areia e construir coisas como castelos e animais, com a ajuda de formas; esconder objetos na areia e desenhar com palitos e galhos.

    Fique atento a alguns cuidados para garantir uma diversão tranquila:

    Pergunte ao pediatra quando seu bebê pode começar a brincar com areia. Alguns liberam a partir de um ano, outros podem  deixar antes…depende do médico e do desenvolvimento do seu filho.

    – Procure um parque ou praia limpos e onde não haja circulação de cachorros e gatos que possam defecar na areia. As fezes de animais podem transmitir parasitas como o bicho geográfico.

    – Fique atento: seu filho provavelmente vai tentar colocar a areia na boca nas primeiras vezes em que entrar em contato com ela.

    – Algumas crianças não curtem sentir texturas diferentes das quais estão acostumadas, como água, grama e areia. Não force a barra e ajude seu filho a se acostumar com a novidade aos poucos.

    – Não deixe a criança esfregar os olhos com as mãos sujas de areia. Se alguns grãos atingirem o olho, limpe-o com água. Se possível, lave com soro fisiológico, mas, se não tiver esse produto à mão, use água da torneira mesmo. Caso o olho fique vermelho ou a criança se queixe de dor, é melhor levar a um oftalmologista.

    – Se seu filho ficar com muita areia grudada no corpo, tem uma dica que é tiro e queda: polvilhe talco pelas áreas sujas e espalhe com as mãos. Os grãos vão sair facilmente.

    Fotos: Juliana Tiraboschi / Todos os direitos reservados

  • Back to top